Além dos alunos que escolhem uma instituição portuguesa para tirar um curso, o reingresso de estudantes que tinham deixado de estudar e o aumento de inscritos em formações curtas vão contribuir para aumentar o número de matriculados no ensino superior. Entre o concurso nacional de acesso e as restantes vias de ingresso, as novas entradas devem totalizar as 77 mil.
É um dos ‘contingentes’ que têm feito aumentar a população estudantil no ensino superior e o próximo ano letivo continuará a ser de crescimento. De acordo com as estimativas das instituições de ensino superior, o número de estudantes internacionais (que vêm especificamente para o país para tirar um curso) aumentará cerca de 40%, devendo superar os sete mil novos alunos. A evolução confirma a “afirmação internacional do ensino superior em Portugal”, sublinha o Ministério da Ciência e Ensino Superior.
Além dos alunos estrangeiros, na sua maioria oriundos do Brasil, universidades e politécnicos contam receber ainda mais de 3700 reingressos (antigos estudantes que solicitam o regresso à instituição). E a estes somam-se os que se vão inscrever em cursos superiores técnicos especializados (Tesp).
Estas formações, com a duração de dois anos e exclusivas dos institutos politécnicos, não dão um grau de ensino superior, mas facilitam a entrada depois em licenciaturas na mesma área de formação. As escolas esperam vir a receber nos Tesp que oferecem 9625 novos alunos, ou seja, um aumento de 25% face a 2018. O Politécnico de Leiria, com mais de mil vagas, é, de longe, o instituto que mais tem apostado neste tipo de formação.
Tudo somado, o Ministério calcula que serão cerca de 77 mil o número de novos estudantes a entrar no ensino superior público no ano letivo que está à beira de começar.
Fonte: Expresso
Notícias Relacionadas
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania…
Demora nos vistos para Portugal prejudica brasileiros
Lentidão na análise e conclusão de processos é obstáculo para viagem de quem já tem…
Portugal está entre os 10 melhores destinos do mundo para nómadas digitais
Portugal tem-se destacado a nível mundial como um destino promissor para nómadas digitais, posicionando-se no…