A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo, esta quinta-feira, de um ciberataque e o site está indisponível. Também o portal gov.pt e os serviços de autenticação, como a Chave Móvel Digital, estão em baixo. Contactada pelo PÚBLICO, a AMA garante que o problema está a ser resolvido, no entanto, ainda não há previsão para que o serviço volte a funcionar.
Através de um comunicado publicado nas redes sociais, a AMA informa que a “disrupção na sua rede” acontece em “virtude de um ataque informático” e, por isso mesmo, o “acesso a diversas plataformas e serviços digitais, que podem ter impacto directo na actividade de várias entidades públicas e privadas” está, “preventivamente, indisponível”.
Segundo a nota da AMA, “foram activados de imediato os protocolos de segurança para responder a este tipo de ataques, de modo a restabelecer a normalidade de todas as operações, estando igualmente envolvidas as autoridades nacionais competentes em matéria de cibercrime”.
O CERT.PT, um serviço integrante do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), “está a acompanhar o incidente e a prestar apoio ao nível das medidas de mitigação e na fase de recuperação”, explicou o centro de cibersegurança à Agência Lusa.
De acordo com CNCS, trata-se de um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”. O CNCS foi “notificado do incidente de ransomware [em que é pedido um resgate] que hoje comprometeu as infra-estruturas geridas” pela entidade. com LUSA
Notícias Relacionadas
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…
Nova Lei da Nacionalidade está na mesa do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
São dois diplomas: um que prevê como pena acessória a perda da nacionalidade em casos…
Portugal aprova lei que aumenta prazo de residência para obter nacionalidade
A Assembleia da República, o parlamento de Portugal, aprovou nesta terça-feira (28) a nova Lei…