Certificação ‘Clean & Safe’ será dada a empresas que atenderem a novos padrões de higiene
RIO – Portugal ainda vive sob o estágio de emergência, imposto em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas o país já começa a pensar em como retomar a confiança de visitantes internacionais e viajantes domésticos quando a pandemia passar. Uma das medidas foi a criação do selo “Clean & Safe”, para empresas do setor turístico que atenderem a novos padrões de qualidade de limpeza e higiene.
O certificado já pode ser pedido por estabelecimentos como hotéis e agências de viagem, registrados junto à Autoridade Turística Nacional. O selo será dado às empresas que assegurem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções.
Ele terá validade de um ano e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.
Quem for aprovado neste processo poderá exibir o certificado em seus estabelecimentos, tanto fisicamente quanto em páginas na internet e perfis em redes sociais. A ideia é dar ao consumidor mais um parâmetro de escolha na hora de contratar um serviço turístico.
A crise sanitária do novo coronavírus 19 atingiu em cheio o setor do turismo português, responsável por 8,7% do PIB daquele país. Segundo um estudo da consultoria britânica Oxford Economics, 2020 terá, no total, sete milhões de visitantes internacionais a menos do que os registrados em 2019, uma queda de 40% de um ano para o outro. Na Europa, só Itália e Espanha, os países mais afetados pela Covid-19 no continente, terão resultado pior.
Notícias Relacionadas
Lei da Nacionalidade declarada inconstitucional
Juízes entendem que princípio da igualdade não está garantido na lei que foi aprovada com…
Tribunal Constitucional de Portugal veta parte de lei que endurece regras para obter a cidadania
Entre os trechos vetados está a regra que negava cidadania a condenados a penas de…
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…