Parlamento de Portugal — Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Executivo entrega ao Parlamento texto que será aprovado com mais rigor para brasileiros obterem nacionalidade, visto para buscar emprego e reagrupamento de parentes
O governo da Aliança Democrática (AD), de centro-direita, oficializou o aumento do tempo para o pedido de cidadania por tempo de residência, como revelou o Portugal Giro.
A proposta de ampliar o tempo de residência foi entregue hoje no Parlamento como parte integrante do programa de governo. A imigração é o quarto item entre as dez prioridades anunciadas.
O programa do governo será debatido na terça-feira e quarta-feira. A aprovação foi garantida pela oposição, liderada pela ultradireita do partido Chega, seguido pelo Partido Socialista, de centro-esquerda.
As regras mais detalhadas de cada item deverão ser estabelecidas após a aprovação e ao longo do mandato do governo, com duração prevista de quatro anos.
O Portugal Giro apurou que a ideia é dobrar de cinco para dez anos de residência a exigência para fazer o pedido. O programa, no entanto, não especifica o prazo que será exigido.
“Revisão da lei da nacionalidade, alargando o tempo mínimo de residência e presença efetiva em território nacional, eliminando a possibilidade de a permanência ilegal ser considerada para efeitos de contagem desse tempo”, informa o texto.
Além de dificultar a cidadania, a AD decidiu apertar a regra para obter o reagrupamento familiar, que permite a reunião legal de parentes de imigrantes.
O reagrupamento virou bode expiatório porque é uma tentativa de colar no aumento da população imigrante os problemas que já existiam no país:
“Revisão da lei de estrangeiros e da lei de asilo, limitando os fluxos migratórios, nomeadamente do reagrupamento familiar, à capacidade dos serviços públicos e de integração da sociedade portuguesa”.
Atualmente, a AD já restringe o reagrupamento aos familiares menores que estejam em Portugal.
Ainda no capítulo de medidas para controle da imigração, o governo anuncia que vai restringir o “visto para procura de trabalho a candidatos com elevadas qualificações”.
O visto para procura de trabalho é um dos mais solicitados pelos brasileiros, que têm esperado até oito meses pela aprovação nos consulados portugueses.
Notícias Relacionadas
Nova Lei da Nacionalidade está na mesa do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
São dois diplomas: um que prevê como pena acessória a perda da nacionalidade em casos…
Portugal aprova lei que aumenta prazo de residência para obter nacionalidade
A Assembleia da República, o parlamento de Portugal, aprovou nesta terça-feira (28) a nova Lei…
A cada dia, sete pessoas são impedidas de entrar em Portugal. E controle vai aumentar
Com sistema de controle eletrônico de passaportes valendo desde 12 de outubro, analistas dizem que…