Há uma nova vaga de gente qualificada que está a mudar-se para Portugal para estudar, trabalhar e viver. A comunidade brasileira continua a ser a mais representativa.
Mais novos ou mais velhos, com objetivos e vidas diferentes… Apenas com algo em comum: vir para Portugal para estudar, trabalhar e viver.
Longe vão os tempos em que a imigração representava a busca por trabalhos pouco desejados pelos portugueses.
Os novos imigrantes são mais do que nunca pessoas mais qualificadas e com mais recursos.
Entre janeiro de 2017 e agosto de 2018, aumentaram 83% os residentes não habituais em Portugal.
De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do ano 2017, o grupo de imigrantes que mais procurou Portugal vem de países como o Brasil, Itália, França e Reino Unido.
Entre os anos de 2016 e 2017 houve um aumento da comunidade brasileira em Portugal, mais 5,1%. Destaque para a comunidade italiana, que foi a que obteve um maior aumento: 51,6%. Logo a seguir vem a comunidade francesa, com um aumento de 35,7%. Por último, a comunidade britânica, aumentou 5,3%.
Contrariamente ao que aconteceu no boom da emigração nos anos 2000 com imigrantes a chegar todos os dias de países como a Ucrânia e Cabo Verde, atualmente a vinda destes imigrantes diminuiu. A comunidade cabo-verdiana diminuiu 4,4%, bem como a ucraniana, que diminuiu 5,9%.
O mapa do país esta a redesenhar-se com as novas comunidades a fugir da capital do país, Lisboa, e a espalharem-se por vários distritos do país. Os distritos de Bragança e Beja representam dois dos mais procurados. Em Bragança a imigração cresceu 13,1%. Em Beja, 11,5%.
Taxas à parte, a verdade é que o perfil de imigração está a mudar. Os sociólogos defendem que esta mudança só pode beneficiar Portugal, tanto na economia como no crescimento da demografia.
Fonte: https://recordeuropa.com/noticias/portugal/nova-vaga-de-imigracao-em-portugal-29-06-2019/
Notícias Relacionadas
Lei da Nacionalidade declarada inconstitucional
Juízes entendem que princípio da igualdade não está garantido na lei que foi aprovada com…
Tribunal Constitucional de Portugal veta parte de lei que endurece regras para obter a cidadania
Entre os trechos vetados está a regra que negava cidadania a condenados a penas de…
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…