Operação com agentes portugueses e brasileiros apura atuação de grupo criminoso no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro/Reprodução
A ação contou com a participação da Polícia Judiciária Portuguesa e da Polícia Federal, e envolveu mais de 100 diligências.
A Polícia Judiciária Portuguesa (PJ) e a Polícia Federal Brasileira realizaram uma operação conjunta, nesta segunda-feira (27), para investigar a possível participação de facções criminosas no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Segundo a PJ, a investigação tem como objetivo combater a obtenção ilícita de documentos de nacionalidade portuguesa.
Os crimes suspeitos incluem corrupção passiva e ativa, concessão de vistos e cidadania portuguesa, participação econômica em negócios ilícitos, peculato, acesso ilegítimo, usurpação de funções, abuso de poder, concussão e falsificação de documentos.
Durante a operação, foram realizadas mais de 100 diligências. A Polícia Judiciária executou onze mandados de busca e apreensão domiciliar e não domiciliar, além de pesquisa informática em Lisboa, Saquarema e Rio de Janeiro.
A operação policial transnacional foi realizada após um pedido de cooperação judiciária internacional às autoridades brasileiras.
A Polícia Federal contou com o apoio de 21 investigadores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção de Portugal e dois peritos informáticos da PJ que vieram ao Brasil, acompanhados por duas magistradas do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa.
A CNN entrou em contato com o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro para obter mais informações, porém, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.
Notícias Relacionadas
Lei da Nacionalidade declarada inconstitucional
Juízes entendem que princípio da igualdade não está garantido na lei que foi aprovada com…
Tribunal Constitucional de Portugal veta parte de lei que endurece regras para obter a cidadania
Entre os trechos vetados está a regra que negava cidadania a condenados a penas de…
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…