Passageiros esperam pelo transporte público no centro de Lisboa Patrícia de Melo Moreira/AFP/29-4-2022
Brasileiros são responsáveis pela maioria das requisições. Operação para contornar atrasos receberá documentos no Porto e em Lisboa até quarta-feira
Diante da disparada dos pedidos recebidos na última semana, o Ministério da Justiça de Portugal fará uma operação de hoje até quarta-feira para atender quem quer tirar a cidadania portuguesa.
Os brasileiros são responsáveis pela maioria dos pedidos. E poderão ser atendidos nestes dias, em caráter emergencial, nos 15 balcões criados pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN) em Lisboa e no Porto.
Dos 15 balcões, dez serão de atendimento rápido. Veja onde aqui. Nestes dias, serão solução para evitar problemas na “capacidade dos serviços e no tempo de espera para o atendimento”, ocorridos na última semana, justificou o governo. Seriam cerca de três mil pedidos por dia.
Este aumento coincide com o crescimento da população brasileira em Portugal desde 2017. De acordo com a Lei da Nacionalidade, um estrangeiro pode pedir a cidadania portuguesa após cinco anos de residência legal no país. E muitos completaram o prazo este ano.
Os horários serão ampliados em alguns balcões e o atendimento será por ordem de chegada e controlado por senha.
A via rápida será, sobretudo, para atendimento de profissionais. Há um grande mercado da imigração em Portugal, no qual advogados e escritórios especializados cuidam de toda a burocracia dos pedidos de quem está no Brasil.
“Nesses balcões, os usuários poderão entregar pedidos de nacionalidade e respectivos documentos em suporte papel, reduzindo o tempo de cada atendimento”, garantiu o Ministério da Justiça.
O reforço de caráter temporário poderá ser repetido após uma avaliação da Justiça, que deverá ser realizada a partir do fim da operação de emergência.
Notícias Relacionadas
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…
Nova Lei da Nacionalidade está na mesa do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
São dois diplomas: um que prevê como pena acessória a perda da nacionalidade em casos…
Portugal aprova lei que aumenta prazo de residência para obter nacionalidade
A Assembleia da República, o parlamento de Portugal, aprovou nesta terça-feira (28) a nova Lei…