O Brasil é o principal país de origem dos pedidos de cidadania, com mais de 400 mil brasileiros obtendo a nacionalidade
O secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, revelou ao Portugal Giro que o governo está empenhado em reduzir o tempo de espera para a cidadania, atualmente em até dois anos e cinco meses, para apenas um ano.
Tavares destacou os esforços do governo em desburocratizar o sistema de cidadania, especialmente através da digitalização do processo, com 28 mil pedidos online feitos na Plataforma da Nacionalidade, sendo quase metade de brasileiros.
O Brasil é o principal país de origem dos pedidos de cidadania, com mais de 400 mil brasileiros obtendo a nacionalidade portuguesa desde 2010. A sobrecarga do sistema em 2022, com cerca de 200 mil pedidos, levou à necessidade de agilizar o processo sem comprometer a segurança.
A modernização digital pretende automatizar mais de 23 mil certidões de nascimento este ano, além de finalizar os registros de netos e filhos de portugueses nascidos no exterior, reduzindo cerca de 100 mil pendências até o final do ano.
O investimento total de mais de €200 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia impulsiona essa reforma profunda nos órgãos estatais, visando tornar os serviços mais ágeis e humanos para quem busca a cidadania portuguesa.
Notícias Relacionadas
Lei da Nacionalidade declarada inconstitucional
Juízes entendem que princípio da igualdade não está garantido na lei que foi aprovada com…
Tribunal Constitucional de Portugal veta parte de lei que endurece regras para obter a cidadania
Entre os trechos vetados está a regra que negava cidadania a condenados a penas de…
Brasileiros ficam com 25% das cidadanias atribuídas por Portugal
Dados mais recentes do Instituto Nacional Estatística informam que foram cerca de 12 mil Os…