Brasília 10:10:20
Lisboa 10:10:20
Cotação Euro:
Portugal

Presidente de Portugal condecora Janja por ‘serviços relevantes’

Publicado em 24-04-2023
Presidente de Portugal condecora Janja por ‘serviços relevantes’ Janja acompanhou o presidente Lula em visita ao Palácio de Belém, sede da Presidência de Portugal | Foto: Reprodução/Twitter

A primeira-dama brasileira está em viagem oficial com Lula desde sexta-feira 21.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja, com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique.

A ordem honorífica portuguesa se destina a “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores”.

O deputado português André Ventura (Chega), de oposição ao governo, considerou a condecoração uma “idiotice e subserviência”. “Qual foi o serviço enorme prestado à nação? Banalizar a nação e os seus símbolos é um sinal evidente de decadência!”, escreveu, no seu perfil no Twitter.

Segundo a imprensa portuguesa, essa mesma condecoração, neste grau, já tinha sido atribuída no passado, por outros presidentes a outras primeiras-damas de países lusófonos, incluindo a atual primeira-dama angolana, Ana Dias Lourenço, a antiga primeira-dama brasileira Dulce Figueiredo, mulher de João Batista Figueiredo, a antiga primeira-dama cabo-verdiana Lígia Fonseca ou até a rainha Sofia de Espanha.

Janja acompanha Lula na viagem a Portugal. Um de seus primeiros compromissos foi fazer compras em uma loja de luxo na capital portuguesa. Lula e Janja chegaram a Portugal na sexta-feira 21 e estão hospedados no Hotel Tivoli, em Lisboa, onde a diária chega a R$ 22 mil.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/presidente-de-portugal-condecora-janja-por-servicos-relevantes/