Brasília 09:22:58
Lisboa 09:22:58
Cotação Euro:

Nacionalidade
Italiana

Deseja Obter a Nacionalidade Italiana? Fale Conosco.

Bisavô/Bisavó Avô/Avó Pai/Mãe Outros
Ao preencher o formulário e enviar seus dados você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Quem tem direito a Nacionalidade Italiana?

O princípio base de obtenção da cidadania italiana é o ius sanguinis, ou seja, o direito pelo sangue. Desta forma, todos os descendentes de italianos são italianos desde o nascimento.
A legislação italiana considera que todos descendentes de italianos, seja pela via paterna ou materna, e sem limite de geração, têm direito a nacionalidade italiana, salvo algumas restrições.

Como obter a Nacionalidade Italiana?

Via Paterna

O processo pela via paterna se dá quando todos os ascendentes diretos do lado italiano do requerente são do sexo masculino. Esse é o caso mais simples de conseguir a nacionalidade, pois o processo por via materna possui algumas restrições, dependendo do caso.

Via Materna

Em 1948 as mulheres passaram a poder transmitir a nacionalidade italiana. O reconhecimento da nacionalidade pela via materna deve ser feito pela via judicial, pois é a única possível quando uma mulher está na linhagem de descendência e seu filho nasceu antes do ano de 1948. Todos os filhos nascidos após 1948 têm direito a solicitar a cidadania italiana por via materna sem qualquer restrição especificada na lei da nacionalidade italiana, e está amparado pela constituição. Se nasceram antes (1947, por exemplo) a tese do pedido é materna e, portanto, o pedido deve ser requerido de forma normal, ou seja, contra a fila do Consulado.

Saiba quais são os documentos necessários

De acordo com a legislação italiana, para a realização de um processo de nacionalidade italiana são necessárias certidões de nascimento, casamento e negativas (Certidão Negativa de Nacionalidade).

Contate-nos

Nossos serviços

Nosso escritório está apto para auxiliar o cliente do início ao fim, ou seja, na preparação da pasta documental, análise de documentos, retificações, traduções e apostilamentos, no protocolo e no acompanhamento do processo na Itália.

Quais são as vantagens em obter a Nacionalidade Italiana?

  • Obter os documentos italianos

    Ou seja, como cidadão italiano, você poderá obter os documentos italianos: carteira de identidade (Carta d'identità) e o passaporte italiano.

  • Residir, trabalhar e estudar em qualquer um dos países da União Europeia

    Ou seja, como cidadão italiano, você poderá morar em Portugal ou na Alemanha, contanto que cumpra com as regras imigratórias desses países.

  • Circular livremente pelos países da União Europeia

    Ou seja, como italiano, você poderá viajar sem restrições por qualquer país da União Europeia, necessitando apenas portar a sua carteira de identidade italiana.

  • Transmitir a nacionalidade

    Resgatar as origens da sua família italiana, bem como poder transmitir a nacionalidade italiana aos seus familiares (descendentes e cônjuges). Isenção de visto consular para entrada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Infinitas oportunidades acadêmicas e profissionais em qualquer um dos 28 países da União Europeia, não podendo ser objeto de discriminação em razão da nacionalidade. Facilidades na hora de viajar como, por exemplo, não enfrentar longas filas nas áreas de controle de imigração de muitos aeroportos mundo a fora.

Outros serviços na área de Nacionalidade Italiana

  • Processo de Retificação
Quero solicitar

Conheça o nosso escritório

Contamos com escritórios no Brasil, em Portugal e representação na Itália, prestando uma assessoria completa para quem deseja obter tanto a Nacionalidade Portuguesa, como a Nacionalidade Italiana.