Se pesquisarmos na internet localizaremos inúmeros profissionais que anunciam serviços na área de nacionalidade portuguesa. São despachantes, empresas, advogados, escritórios de advocacia, enfim, um leque bastante amplo de prestadores de serviço nesta área, porém, nem todos agem com profissionalismo.
A minha primeira dica para quem busca uma assessoria profissional na área de nacionalidade portuguesa é ter bastante cautela na hora de contratar o prestador de serviço. Procure informações e referências da pessoa (do profissional) e, se for advogado, busque informações na Ordem dos Advogados e nos órgãos em Portugal, nomeadamente na Ordem dos Advogados de Portugal e nas conservatórias que tramitará o processo. Evite empresas e despachantes que não prestam serviços jurídicos.
A minha segunda dica é não focar apenas no preço, pois o barato pode sair caro. Portanto, se por ventura verificar que um prestador de serviço está informando um preço muito mais baixo que dos demais prestadores de serviço, fique atento, pois poderá cair numa armadilha. Importante frisar que por traz de um preço, incidem despesas administrativas, impostos, etc.
A minha terceira dica é não focar apenas no prazo. Cada caso é um caso, portanto, se verificar que o prazo informado por um prestador de serviço se distancia muito do que é informado pelos demais, tome cuidado, pois poderá estar caindo em outra armadilha. É evidente que os prazos, de acordo com o caso em concreto, podem se estender e, aliás, muitos clientes geralmente não entendem o motivo pelos quais os mesmos não são cumpridos, mas na prática ninguém faz milagre.
Por fim, a minha quarta dica é não se iludir com informações diversas, ou seja, com sites que mencionam informações em demasia como, por exemplo, sites que mencionam “somos a maior empresa de nacionalidade portuguesa do Brasil”. Se optar por um advogado ou escritório de advocacia, verifique se as informações contidas no site são claras, objetivas, enfim, se as informações disponibilizadas tratam a questão com discrição.
Advogado que trata do serviço de nacionalidade com seriedade e profissionalismo não anuncia preços dos seus serviços e não faz deste direito um produto de prateleira de supermercado.
Portanto, tenha muita cautela ao contratar um profissional para cuidar do seu processo de nacionalidade portuguesa.
Gustavo Hofstaetter Tramujas
Notícias Relacionadas
MILHARES DE BRASILEIROS GANHAM DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA A PARTIR DE HOJE
Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira.…
Publicação e principais temas contemplados na alteração à Lei da Nacionalidade Portuguesa [Soul Home Portugal]
Foi publicada no Diário da República de hoje a mais recente alteração à Lei da…
Portugal vai reduzir tempo de espera para cidadania; veja novidade
O Brasil é o principal país de origem dos pedidos de cidadania, com mais de…